SELO-60-ANOS-DO-MAM-E-40-ANOS-DAS-OFICIN

40 anos das Oficinas do MAM e 60 anos do Museu são comemorados com diversas atividades.

Fundado no início da década de 1960, o Museu de Arte Moderna da Bahia comemora em 2020 seus 60 anos. Neste mesmo ano, é celebrado os 40 anos das Oficinas do MAM. Pensando nisso, uma vasta programação foi pensada para festejar o nascimento do terceiro Museu de Arte Moderna construído no país e os encontros que se tornaram um centro de formação e informação das Artes visuais na Bahia.

Estão agendados, no primeiro momento, um seminário com o tema “Lina Bo Bardi, 60 anos do MAM e 40 Anos de Oficinas do MAM”, um workshop sobre História da Arte e uma Oficina de Arte Digital. Com acesso gratuito, a iniciativa visa marcar estas datas tão importantes para este espaço, promovendo o acesso à informação sobre linguagens visuais, dentro de uma dimensão cultural contemporânea.

As atividades educativas serão destinadas ao público de forma democrática e inclusiva, com a finalidade de investir na formação e acesso às ferramentas e linguagens artísticas, viabilizando espaços de criação, discussão e debate em torno da produção de Arte e da Memória do MAM e das Oficinas. Além do Seminário, que contará com grandes nomes das Artes na Bahia, já tem data marcada uma oficina e um workshop. As três atividades serão realizadas de forma virtual, com transmissão ao vivo pela internet através do site www.oficinasdomam.com.br e contarão com intérpretes de libras, no intuito de tornar mais democrático e inclusivo o conhecimento acerca do universo artístico e da importância histórica e cultural do MAM.

Localizado no Solar do Unhão, um sítio histórico do século XVII, às margens da Baía de Todos os Santos, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) é um grande difusor da arte nacional e internacional, além de ter um papel essencial na formação e qualificação de artistas, e na conservação das obras baianas e nordestinas.

 O MAM é um dos mais importantes espaços culturais voltados à arte contemporânea do Brasil. Possui um espaço técnico com serviços de conservação, restauro e museologia, oito salas de exposição, uma biblioteca e um teatro. Nas suas dependências podem ser encontradas pinturas, esculturas, fotografias e desenhos de artistas como Tarsila do Amaral, Portinari, Flávio de Carvalho, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, Pancetti, Carybé, Mário Cravo e Sante Scaldaferri.

O projeto Oficinas do MAM-BA conta com o patrocínio da SICOOB Seguradora e do BANCOOB, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura; o apoio do Instituto SICOOB,  do Museu de Arte Moderna da Bahia, do IPAC, e do Governo da Bahia; e realização da Trevo Produções, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0