

CURSO PROCESSOS CRIATIVOS
Em Gravura
50 vagas (2 turmas de 25 alunos)
Início à partir de 06/07/21
Para quem?
Estudantes de arte ou pessoas que desejam experimentar o fazer artístico contemporâneo.
Duração/carga horária:
02 ciclos de 03 meses (totalizando 36h).
Formato:
Híbrido (online e presencial) Quartas-feiras das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.
Confira a lista dos inscritos selecionados:
O preenchimento das vagas se deu por ordem de inscrição. Até o dia 02/07 será enviado a todos os inscritos selecionados um e-mail com orientações para participação das aulas. Os demais inscritos receberão um e-mail com instruções para lista de reserva de vagas e acesso aos conteúdos dos cursos.
Agradecemos a todas as pessoas que se inscreveram.
Ementa do curso
Curso ministrado por Renato Fonseca, propondo estudos, técnicas, história da gravura e a impressão em série referente a xilogravura.
A oficina propõem estudos sobre processos criativos da gravura e a impressão em série referente a xilogravura, teremos uma breve fala sobre sua história, suas técnicas que servirá para apreciar a enorme importância centenárias que tiveram como elementos divulgador da cultura, dando segmento as oficinas, artistas e gravadores da Bahia irão falar da sua linguagem e de seu processo criativo referente a sua sua obra que passa pelo desenho, cavar, aprofundar, riscar e inserir, também falaremos sobre novas formas de enxergar as possibilidades de usar a tecnologia como elemento agregador para criação e experimentações diante das vivências atuais. Teremos doze aulas que serão divididas em três etapas, sendo seis aulas expositivas/interativas, cinco aulas para processo de criação utilizando as técnicas de gravar, a prática e a impressão.

Renato Fonseca
Renato Fonseca (58 anos) Estudou Artes Plástica na EBA\UFBA (1973 - 1978), especializou-se em em litografia e calcografia na Escola de Artes Visuais do Parque Laje (Rio de Janeiro 1978 - 1979). Em 1980 a convite da da FUNARTE e por indicação do mestre Antonia Grosso veio para Salvador onde participa das instalações das Oficinas de Artes em Serie a convite do Prof. Juarez Paraíso a época coordenador das oficinas. No MAM, como professor desde 1980, desenvolve pesquisa de novos materiais em gravura sempre visando no processo criativo novos caminhos para a poética em Gravura.



