DESTAQUE-CURSOS-ARTE-TECNOLOGIA-500x466.

CURSO PROCESSOS CRIATIVOS
 Em Arte e Tecnologia

50 vagas (2 turmas de 25 alunos)

Início à partir de 06/07/21

Para quem?

Estudantes de arte ou pessoas que desejam experimentar o fazer artístico contemporâneo.

Duração/carga horária:

02 ciclos de 03 meses  (totalizando 36h).

Formato:

Híbrido (online e presencial) Terças-feiras das 14h às 15h30 e das 15h30 às 17h.

Confira a lista dos inscritos selecionados:

O preenchimento das vagas se deu por ordem de inscrição. Até o dia 02/07 será enviado a todos os inscritos selecionados um e-mail com orientações para participação das aulas. Os demais inscritos receberão um e-mail com instruções para lista de reserva de vagas e acesso aos conteúdos dos cursos.

Agradecemos a todas as pessoas que se inscreveram.

Ementa do curso

Curso ministrado por Francisco Barretto, André Bahiense eThiago Moreira, abordando os métodos de produção em Arte Computacional.

Abordar, através de uma perspectiva prático-teórica, os processos e métodos de produção em Arte Computacional, com ênfase na criação audiovisual interativa através da realização de um laboratório de experimentação. Inicialmente será realizada a apresentação de referências e haverá também a participação de artistas convidados com o intuito de compartilhar o processo criativo e refletir sobre o papel destas ferramentas no processo de criação artística. Serão apresentadas as principais ferramentas e linguagens de programação utilizadas, assim como uma série de exemplos de obras interativas. Por fim, serão realizadas atividades práticas utilizando a ferramenta Processing que permitirá que os alunos desenvolvam no decorrer da oficina seus próprios projetos sob a orientação dos mediadores.

ICONE-FRANCISCO-BARRETTO.jpg

Francisco Barretto

Bacharel em Ciências da Computação, Mestre e Doutor em Arte e Tecnologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Prof. Milton Santos da Universidade Federal da Bahia e coordenador do ICON Lab (Laboratório de Interatividade, Computação e Novas Interfaces) e fundador do LATE! (Laboratório de Arte e Tecnologia), onde desenvolve pesquisas nas áreas de Arte Computacional, Inteligência Artificial e Criatividade Computacional como projeção mapeada interativa, instalações e performances audiovisuais.

ICONE-ANDRE-BAHIENSE.jpg

André Bahiense

Nascido no interior na Bahia e abraçado por Salvador, trabalha há 5 anos com Arte e Tecnologia, passando por obras envolvendo artes visuais, eletrônica, áudio e instalações interativas. Faz parte do ICON Lab (Laboratório de Interatividade, Computação e Novas Interfaces), além de desenvolver projetos relacionados a áudio design e produção musical.

ICONE-THIAGO-MOREIRA.jpg

Thiago Moreira

Ex-músico de orquestra e entusiasta de tecnologia de software livre, está nesse mundo de Arte e Tecnologia há mais de 3 anos navegando entre vários tipos de experiências audiovisuais e musicais. Membro do ICON Lab (Laboratório de Interatividade, Computação e Novas Interfaces), também trabalha como desenvolvedor web.

LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0