DESTAQUE-CURSO-NARRATIVAS-GAMES-500x466-ok.jpg

CURSO PROCESSOS CRIATIVOS
Narrativas de Games:
Criação de histórias entre o sertão e o mar.

25 vagas

Início à partir de 22/10/21

Para quem?

Estudantes de arte ou pessoas que desejam experimentar o fazer artístico contemporâneo.

Duração/carga horária:

Sextas-feiras das 18h às 21h.
Totalizando 12h.

Formato:

Virtual (online).

Inscrições encerradas:

O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Até o dia 21/10 será enviado a todos os inscritos selecionados um e-mail com orientações para participação das aulas. Os demais inscritos receberão um e-mail com instruções para lista de reserva de vagas e acesso aos conteúdos dos cursos.
 

*10% das vagas serão destinadas para a comunidade em situação de vulnerabilidade social que reside no entorno do MAM-BA, e para portadores de necessidades especiais

Ementa do curso

Curso ministrado por Silvani Neri e Diego Azevedo, sobre Processos Criativos em Narrativas de Games: Criação de histórias entre o sertão e o mar.

A escrita sobre um povo é sempre recheada de invenções. Escrever sobre um espaço é resgatar experiências que talvez nem tenhamos vivido, mas ouvimos falar. Escrever é sempre um processo que fala da história e fala de quem escreve. Escrever narrativas Entre Sertão e Mar é sempre inventar e reinventar. Precisamos falar de nós. Precisamos falar dessa nossa terra e desse nosso povo, mas do lado de cá. Precisamos repensar, reinventar, redescobrir povo, terra, espaço, identidade para falar desse lugar. O que é sertão, mar, interior, religiosidade e recôncavo. A resposta para isso se dará na escrita. Para escrever, apresentamos a ferramenta do Role-Playing Game.

Este curso propõe apresentar ferramentas para criação de histórias ao mesmo tempo que discute o espaço entendido Entre o Sertão e o Mar do Nordeste do Brasil e, para isso, se fará uso do RPG, estilo de jogo narrativo como ferramenta de criação de histórias. É preciso utilizar de algumas técnicas, abordagens e mais do que isso, o fomento de uma cultura criativa de experimentação. Para promover esta cultura entre os participantes, serão desenvolvidas algumas dinâmicas e processos mediatizados para que sejam criados jogos, que por sua  vez, criarão narrativas sobre este espaço.

ICONE-SILVANI-NERI.jpg

Silvani Neri

Silvani Neri é Game Designer da série de micro-jogos de RPG A Trama do Criar, autora do e-book Jogos de Tabuleiros na Aprendizagem, do curso de Criação de Histórias Entre o Sertão e o Mar, dos cursos Game Design - a Mecânica de Criação de jogos, do curso Design Experience. CEO da LAB108, Head da BDS Labs. Coordenadora geral da Oficinas Lúdicas, organizadora das game jams Salvador Diversa e Game Jam Plus - Salvador, curadora de conteúdo do Gamepólitan, Anipólitan e Literogames. Mentora da Rede de Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira.

ICONE-DIEGO-AZEVEDO.jpg

Diego Azevedo

É autor de historiografia em bases lúdicas através do estúdio de jogos Historiart. Criador dos jogos Caçadas Primais, Movin’On e Mares do Sertão e criador do curso de criação de jogos Entre Sertão e Mar. É professor de Robótica educacional e história na rede privada de ensino e estudante de arquitetura e urbanismo com mestrado em História urbana e foco na produção de modelagem da informação da construção.

LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0