DESTAQUE-CURSO-FOTOGRAFIA-OK-500x466.jpg

CURSO PROCESSOS CRIATIVOS
Em Fotografia

50 vagas

Início à partir de 05/11/21

Para quem?

Estudantes de arte ou pessoas que desejam experimentar o fazer artístico contemporâneo.

Duração/carga horária:

Terças-feiras e Sextas-feiras 
das 13h às 17h.
05/11, 16/11, 19/11, 23/11, 07/12, 10/12, 14/12 e 17/12.
Totalizando 36h.

Formato:

Presencial

Inscrições encerradas:

O preenchimento das vagas se dará por ordem de inscrição. Até o dia 21/10 será enviado a todos os inscritos selecionados um e-mail com orientações para participação das aulas. Os demais inscritos receberão um e-mail com instruções para lista de reserva de vagas e acesso aos conteúdos dos cursos.
 

*10% das vagas serão destinadas para a comunidade em situação de vulnerabilidade social que reside no entorno do MAM-BA, e para portadores de necessidades especiais

Ementa do curso

Curso ministrado por Christian Cravo , abordando os Processos Criativos em Fotografia.

O curso pretende trazer projetos da carreira do artista Christian Cravo como exemplos no desenvolvimento de temas e narrativas. O artista também apresentará influências e períodos na história da arte que foram determinantes para o seu lastro artístico. O curso terá 8 aulas, sendo que 2 introdutórias, 2 práticas, 1 para seleção das imagens capturadas, 1 para apresentação dos trabalhos, a montagem de uma exposição e a abertura dela.

Material Necessário: Câmera fotográfica ou celular que possua câmera.

ICONE-CHRISTIAN-CRAVO.jpg

Christian Cravo

Nascido em 13 de agosto de 1974, de mãe dinamarquesa e de pai brasileiro, Christian Cravo foi criado num ambiente artístico na cidade de Salvador, Bahia.​ ​Foi introduzido no mundo das artes desde uma idade tenra. No entanto,​ ​só começou suas experiências com a técnica fotográfica aos onze​ ​anos de idade, enquanto morava na Dinamarca, lugar onde passou toda​ ​sua adolescência.

Em 1991, aos dezessete anos, voltou ao Brasil para conhecer melhor e experimentar a vida no ambiente artístico criado pelo seu avô e pai.​ ​Passou 18 meses viajando pelo nordeste Brasileiro, num momento de fundamental importância para sua posterior percepção como fotógrafo. Em 1993, interrompeu suas andanças para cumprir o serviço militar nas forças armadas dinamarquesas. Com vinte e dois anos, voltou ao Brasil, decidido que este era o caminho proposto para a sua vida.

Ao longo dos últimos vinte e cinco anos, Christian teve seu trabalho exposto em importantes instituições, como o Museu de Arte Moderna da Bahia, Ministério da Cultura em Brasília, Instituto Tomie Ohtake, Museu Afro Brasil, Museu da Fotografia em Fortaleza e no Museu Oscar Niemeyer em Curitiba. Galerias que tiveram suas mostras incluem a Throckmorton Fine Art em Nova York, a Billedhusets Galeri em Copenhague, na Dan Galeria em São Paulo e na Paulo Darzé Galeria de Arte em Salvador. Participou de mostras coletivas de grande importância na Witkin Gallery em Nova York, na S.F. Camera Works Gallery em São Francisco, na bienal Fotofest em Houston e no Palais de Tokyo em Paris.

Recebeu prêmios do Museu de Arte Moderna da Bahia, e do Mother Jones International Fund for Documentary Photography.​ ​Além de bolsas de pesquisa da Fundação Vitae e da Fundação John Simon Guggenheim para sua pesquisa sobre a água e a fé.

Em 2016 foi premiado pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) pela melhor exposição fotográfica de 2015.​ ​Já foi indicado para prêmios internacionais como o Paul Huff (Holanda 2007) e o Prix Pictet ( Suiça/Reino Unido, 2008 e 2015 e 2016)​. ​Seu primeiro livro Irredentos foi publicado em 2000 e em 2005 seu segundo livro Roma noire, ville métisse foi publicado em Paris, por Autrement.

Outros livros de sua autoria são: Nos Jardins do Éden 2010, Exú Iluminado 2012, Christian Cravo, editado pela prestigiada editora Cosac & Naify em 2014, Mariana e Luz e sombra, ambos em 2016, editados pelo seu própio selo Estúdio Apuena ltda. Em 2018 publicou filhos de Gandhy.​ ​Em 2017 fundou o Instituto Mario Cravo Neto.

O Instituto foi criado com o objetivo de promover o conhecimento e a compreensão do legado do artista incluindo a diversidade de técnicas, meios e assuntos que ele explorou ao longo da vida.​ ​Atualmente vive em Salvador, de onde viaja para o mundo.​ ​É casado com Adriana e pai de três filhas; Sophia, Stella e Helena.

LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0
LOGO DESTAQUES OFICINAS MAM ATUALIZADA-0